quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CSI - Cabeceiras de Basto


Departamento de Investigação Criminal de Cabeceiras de Basto

CASO 1

Foi encontrada abandonada junto a uma Igreja uma criança com anemia falciforme. Os indivíduos com anemia falciforme produzem hemoglobinas (glóbulos vermelhos) em forma de foice em vez de discoídes. Esta anomalia conduz a uma diminuição e, por vezes, à interrupção do fluxo normal de sangue, produzindo danos nos tecidos por falta de oxigenação e nutrição.
O presidente da junta como não tinha verbas para recorrer a técnicas de análise de ADN decidiu investigar utilizando alguns conhecimentos que possuía de genética. Ele sabe que esta doença é uma anomalia recessiva, que só se manifesta na presença de dois alelos Hbs Hbs.
As autoridades policiais desconfiam de dois casais da vila: o casal Esteves e o casal Sousa.

PROVAS:

Considerando os seguintes genótipos, indique, justificando a qual dos casais pertencerá a criança com anemia falciforme.

Genótipos:
João Esteves (HbAHbA) e Joana Esteves (HbAHbs)
Mário Sousa (HbAHbs); e Sara Sousa (HbAHbs).

1 comentário:

  1. Olá stôra,

    aqui vai a resposta

    Visto que a anemia falciforme é uma doença recessiva e que para que essa doença se manifeste é presiso que ambos os pais tenham um alelo rececivo, pois só com dois alelos recessivos é que é possivel manifestar-se uma "caracteristica reseciva" .É obvio que é o casal Sousa o casal ao qual pertencerá a criança, pois este é o único que tanto a mãe como o pai tem o alelo rececivo. No caso do casal Esteves apenas a mulher tem este alelo recessivo.Não podendo assim serem pais da menina.

    Obrigado stôra
    António Costa Nº3 9.ºD

    ResponderEliminar